top of page

4.5.2 FLANAR na Praça Nossa Senhora dos Prazeres

    O trabalho tem se configurado sob uma sensibilização e reconhecimento local por meio do flanar, registrados por meio de fotografia digital, desenhos, imagens e mapas mentais de caráter qualitativo visando representar uma rede de significados aos vários panoramas metropolitanos na relação espaço-temporal.
    A intervenção urbana passa a ser encarada como o reflexo (resultado) de um método de compreensão do meio ambiente urbano por meio de diversas abordagens tendo como objetivo produzir um recorte experimental das manifestações artísticas urbanas.
    A área escolhida para as primeiras intervenções e experimentos artísticos na região da Parada Inglesa foi a Praça Nossa Senhora dos Prazeres, (fig. 65) situada à 260m da Estação Parada Inglesa, devido ao fácil acesso, contextualização histórica (uma praça sobre o Rio Carandiru) e principalmente por ser uma praça que cumpre sua função de espaço público urbano livre de edificações e que propicia convivência e recreação à transeuntes, moradores e população em geral.
    A praça criada com o tamponamento do Rio Carandiru, possui topografia plana, com ampla área verde permeável, arborizada (com densidade de massas diversas). Foi identificada uma área de visibilidade do córrego, uma ponte na Rua Tomé Portes (fig. 66).

    A Avenida Luís Dumont Villares (também conhecida como Avenida Nova pelos moradores) é uma via importante que foi construída no começo da década de 1980 para melhorar o tráfego das Avenidas Nova Cantareira e General Ataliba Leonel. Para sua construção, algumas casas foram desapropriadas e parte do Córrego Carandiru foi canalizado. Antes da construção da avenida, as ruas das redondezas eram de terra e a proximidade com o córrego causava problemas de inundação. 

    Tanto a avenida Luiz Dumont Villares quanto a praça Nossa Senhora dos Prazeres frutos do desapropriamento de diversos terrenos particulares, alguns não indenizados, que ainda viram notícias, como no caso do sr. Mauro, que ergueu um muro de 2 metros de altura e 25 metros de comprimento (fig. 67). De acordo com a associação dos moradores, o homem alega que o terreno foi desapropriado, mas sem o pagamento de indenização, mesmo sem possuir documentos comprobatórios. As placas de concreto erguidas próxima à rua 24 de Dezembro, foram retiradas pelos funcionários da Subprefeitura Santana/Tucuruvi no outro dia (07/08/2012). 

Figura 65 – Imagem aerofotogramétrica EMPLASA - 2010

Figura 66 -. Ponte na Rua Tomé Portes sob o córrego do Carandiru

Fonte: Foto de Daniel Scarpin.

Fonte: PRODUTO_ESP_FOTO_25_EMPLASA_2010_MOLDURA (modificado pela autora).

Figura 67 -. Homem ergue muro em praça para pedir indenização à Prefeitura de SP: reportagem do SPTV dia 07/08/2012 – TV Globo.

     A Praça Nossa Senhora dos Prazeres, é muito utilizada como trajetos para acessar o transporte público, principalmente o Metrô Parada Inglesa. Bem arborizada, a praça tem pista de caminhada, bancos e equipamentos de lazer (mesas de jogos, equipamentos de ginástica e infantis), wi-fi gratuito e múltiplos usos em todos os períodos do dia e contempla diversos equipamentos de serviços no entorno: buffets, restaurantes, bares, igreja, posto de serviços e gasolina, etc. Muitos utilizam para tomar um ônibus, outros para encontrar os amigos, conversar e passar o tempo.

     A praça é utilizada por moradores para passear com cachorrinhos, parque para as crianças, adultos e jovens, que frequentam e utilizam o espaço público para fazer corridas ou atividades com Personal Trainer de Crossfit. Os idosos aproveitam um bate-papo no fim da tarde, alguns jovens se encontram para fazer um Happy Hour ali na praça ou em algum bar próximo.

     Encontramos uma família de refugiados sírios da Guerra Civil que dividem uma casa de 3 quartos na Parada Inglesa (fig. 68) e montaram uma casa de especialidades árabes. A Igreja Católica colabora para os assentamentos da comunidade dos refugiados. Lá encontram-se também os evangélicos pregando a palavra de Cristo e distribuindo exemplares da “Última Pedra”.

     A praça é bem vigiada principalmente pelos moradores e cuidada pelo sr. Marcos (fig. 69), morador em situação de rua, que trabalha voluntariamente na manutenção do paisagismo, arborização e limpeza da praça. A praça é bem conservada: pouco lixo encontra-se pela grande rotatividade de pessoas. A vigilância também é feita por policiais que constantemente rondam a praça e, geralmente estacionam próximo ao posto de gasolina do outro lado da rua.

Figura 68 -. Refugiados sírios na Parada Inglesa - São Paulo.

Figura 69 -. Sr. Marcos na Praça Nossa Senhora dos Prazeres e adestrando um galinha para possivelmente se  apresentar num programa de televisão

Fonte: Daniel Scarpin para a autora.

    A prefeitura na gestão do prefeito Fernando Haddad via a praça Nossa Senhora dos Prazeres como modelo de utilização pública: num evento realizado na praça Nossa Senhora dos Prazeres, (20/10/2014), o então prefeito assinou um decreto desburocratizando o modelo de cooperação para manutenção de praças intitulado “Praças Mais Cuidadas” (fig. 70). Possibilitando que pessoas como o Sr, Marcos, fosse inserido no projeto com a zeladoria urbana. O fácil acesso à subprefeitura Santana-Tucuruvi também colabora para efetivar tais ações públicas na praça.

    Muitas festas, comemorações, celebrações e política pública (projeto de parceria público-privada) são evidenciadas na praça Nossa Senhora dos Prazeres. No percurso deste trabalho , vale destacar a feirinha de artesanatos aos domingos de artesanatos chamada de “Encantos da Cantareira” (fig.71), apresentações de bandas e Food Truck na praça.

Duas importantes celebrações foram, a “Parada de Natal” (22/11/2015) uma grande festa com o bloqueio da Avenida Luiz Dumont Villares, patrocinada pelo Shopping Metrô Tucuruvi, inspirada no Quebra-Nozes (fig. 72) que gerou um transtorno à população local e a comemoração dos 100 anos da Parada Inglesa, juntamente  com os 234 anos do bairro de Santana (26/07/2016) com um passeio de bicicleta, patins e skate da Praça Heróis da FEB até a praça Nossa Senhora dos Prazeres. 

     Por ser larga e retilínea a avenida atraiu na década de 90, donos de carros que gostavam de apostar “racha” (corridas de carro não autorizadas). Estas competições, realizadas no período noturno, geravam acidentes, atropelamentos e até a morte de pedestres que tentavam atravessar a via. Os “rachas” eram muito frequentes, juntando multidões nas calçadas e morros próximos à avenida para assistir as competições. Atualmente a Avenida Nova é conhecida pelas blitz de bafômetro da PM uma grande indústria de multas caprichadas com a grande quantidade de radares na cidade de São Paulo. A presença do Uber e aplicativos de taxis na cidade de São Paulo têm representado um alívio à locomoção nas madrugadas boêmias numa cidade sem transporte público 24 horas.

Parada de Natal

Parada de Natal

Parada de Natal

Parada de Natal

Parada de Natal

Parada de Natal

Feira de Artesanatos

Feira de Artesanatos

Prefeito visita a Praça

Prefeito visita a Praça

Sr. Marcos

Sr. Marcos

Rua Tomé Portes

Rua Tomé Portes

Comunidade Síria na Parada Inglesa

Comunidade Síria na Parada Inglesa

TAISA

© 2017 por Design de TAISA NOGUEIRA. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • facebook-square
  • Black LinkedIn Icon
NOGUEIRA

Entre em contato

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page