
ARTEMÍDIA URBANA
Reflexão e Análise Perceptiva da Parada Inglesa
5.2 Experimentações # 2: REVOADAS
O Trabalho Equivalente que se pauta numa intervenção urbana com função didático-metodológica, ou seja, a proposta tem por finalidade propor um método de sensibilização artística que possibilite uma apropriação visual do site specific estudado.
A proposta visa inspirar novas formas de apropriação do espaço urbano, sem preocupação direta com o suporte, técnica ou ação, a intenção é sensibilizar os transeuntes da praça, ou seja, ver e ser visto pelos usuários e moradores.
Foram estudadas algumas propostas que trabalham a intervenção de modo fluido, temporal, itinerante, a poética REVOADAS, surge meio a transitoriedade do pensamento e a fluidez proposta para a instalação no site specific. A imagem (fig. 84) sintetiza a transformação do pensamento e da poética de suporte de arame em pássaros.
A poética dos pássaros na cidade, serviu de inspiração para composições musicais, tal como na imagem de pássaros pousados em cabos elétricos que conforme a disposição lembra notas musicais. (fig. 85)
Figura 84 - Arame se transformando em pássaros
Figura 85 - Arte inspira arte: pássaros pousados em cabos elétricos como notas musicais.
Figura 86 - Revoadas de 3 anos do “Eu, passarinho”


Coletivo Desejos Urbanos
Apresentado numa conversa com Raquel Ribeiro, o coletivo “Desejos Urbanos” é um coletivo de duas artistas (Eliza Freire e Priscilla Ballarin), que surgiu da necessidade de entender a relação com os espaços urbanos por meio da arte. O movimento espalhou pássaros coloridos por São Paulo (2013-2015) (fig.86)


Spontaneous City
Spontaneous City é uma série de intervenções nos espaços verdes urbanos de Londres pela dupla de artistas Bruce Gilchrist e Jo Joelson conhecidos como “London Fieldworks”, uma interação metafórica entre a condição do animal e do humano e seus habitats envolvidos. As obras de arte estão abertas à ocupação de pássaros que podem ser lidas como uma alegoria de queda da população e de biodiversidade de pássaros e de insetos que diminuem ao lado do crescimento exacerbado e das preocupações globais dessas megacidades superpopulosas.(fig. 87)
Figura 87 - Spontaneous City